O que é espasticidade muscular?

A espasticidade muscular resulta de uma lesão no sistema nervoso central. Entre os principais sintomas estão os movimentos involuntários, como os espasmos, reações associadas indesejáveis, incapacidade para utilizar os músculos espásticos e realizar movimentos pretendidos. Nesse caso, os músculos espásticos apresentam-se contraídos, com menor capacidade para relaxar e produzir força.

Por tais motivos pode ser observada uma dificuldade em levantar o braço, esticar o cotovelo e abrir a mão. Além disso, é possível que ocorram quedas frequentes durante a marcha ou dores fortes durante os movimentos.

Ela altera o equilíbrio entre os músculos, prejudica os movimentos e interfere com a atividade que a pessoa pretende desenvolver, como trocar de roupa, tomar banho, se alimentar e escrever, por exemplo.

Lesões do sistema nervoso central podem ser a causa da espasticidade. No entanto, nem todos os doentes desenvolvem espasticidade ou as complicações associadas. São causas frequentes de espasticidade a paralisia cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo, lesão medular, esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *