5 dicas da clínica dons para melhorar minha mobilidade do dia a dia

5 dicas da clínica dons para melhorar minha mobilidade do dia a dia

O sedentarismo é um problema sério, que aos poucos pode levar a pessoa à perda de mobilidade. Assim ocorre a diminuição da flexibilidade, força e capacidade funcional. É importante destacar que trabalhar a mobilidade não é a mesma coisa de fazer alongamento. Por isso separamos 5 dicas da Clínica Dons para melhorar sua mobilidade no dia a dia. Confira:

1) De manhã faça flexão do quadril e rotação externa: fique em frente a uma superfície plana não mais alta que a parte superior do joelho. Coloque o pé esquerdo no suporte e gire o joelho externamente até o fim. Estique a perna direita para trás e incline-se suavemente para a frente sobre a perna rotacionada externamente, criando espaço no quadril e afrouxando o glúteo. Segure por dois minutos e depois troque as pernas.

2) Faça mobilização torácica: deite-se de costas, com os pés no chão e os joelhos, como se estivesse se preparando para fazer abdominais. Coloque um rolo pequeno de espuma embaixo das costas, na mesma altura das suas costelas. Role suavemente para cima e para baixo.

3) Antes da atividade física, faça mobilização do quadril: comece sentado em uma mesa, cama ou, se estiver no início da trilha, no capô do carro, com os pés pendurados à sua frente. Deite-se e deixe as pernas balançarem. Coloque um joelho no peito e aperte-o em direção ao corpo.

4) Balance as pernas: fique paralelo a uma parede, árvore ou algo semelhante. Equilibre-se com um braço. Comece a balançar a perna externa para frente e para trás, aumentando gradualmente a amplitude de movimento à medida que você balança. Continue por 45 a 90 segundos e depois troque as pernas.

5) No fim do dia, massageie os tecidos: role a parte inferior dos pés com uma bola de lacrosse ou golfe, usando um rolo ou bolas de lacrosse para esticar as canelas. Role os quadris com uma bola medicinal pesada. Durante cada movimento, pare a rolagem nos pontos de dor e contraia o músculo por cinco segundos, depois solte e respire fundo duas vezes antes de continuar rolando.