Tenossinovite de De Quervain

Tenossinovite de De Quervain

A Tenossinovite de De Quervain, que faz parte dos problemas causados por movimentos repetitivos, é uma inflamação dos tendões extensores curto e abdutor longo do polegar. Tem como sintomas dor e inchaço no punho, perto da base do polegar, edema devido à inflamação e diminuição do movimento.  A dor pode se estender para o antebraço e se intensificar durante alguns movimentos, em especial os que envolvem girar o pulso ou segurar com força um objeto. Se chama De Quervain porque é o nome do cirurgião suíço que descreveu o problema.

Na Clínica Dons temos os tratamentos indicados para a fase aguda, no sentido de aliviar a dor, diminuir o inchaço e melhorar a amplitude de movimento. Já na fase crônica outras intervenções são necessárias.

A Tenossinovite de De Quervain é mais comum em mulheres. As alterações hormonais estão associadas ao risco de desenvolvimento, pois podem levar à retenção de líquido e ao travamento dos tendões, devido ao inchaço.

A fisioterapia no atendimento ao paciente deve ser iniciada o quanto antes, para evitar o desconforto e a evolução da doença.